terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Altos Papos ↑


   Hoje, este espaço está destinado a termos altos papos. Assuntos polêmicos, dúvidas, tudo que queremos e precisamos saber.

O tema de hoje é Virgindade.

O que é? - Importância - Quando Perdê-la? - Já era, e agora?

   A virgindade é um conceito dado às mulheres que ainda não realizaram uma relação sexual, que ainda possuem seu hímen conservado. No entanto sabe-se que algumas mulheres optam pelo sexo anal, ou oral, para não perderem a membrana, e assim oficialmente permanecem virgens.

   O hímen é uma película que localiza-se na abertura vaginal e que serve como proteção, para evitar que adquira alguma infecção. Durante a puberdade, essa película torna-se mais fina e menos rija, rompendo-se facilmente. Não necessariamente uma mulher que não possui hímen é porque já teve alguma relação, às vezes pode ocorrer de romper-se durante equitação, ginástica, ou raramente no uso de um tampão. Também há mulheres que nascem sem o hímen.
 
   O momento de perdê-la depende muito do organismo de cada uma. Tem mulheres que ficam preparadas cedo, outras demoram mais, é uma questão de amadurecimento.

   Para isso é necessário ter consciência e certeza do que está fazendo, não fazer por impulso nem porque todas as amigas já fizeram.

   Não só o corpo precisa estar preparado e aparentar os sinais da puberdade como a cabeça também.

   Procure se informar dos prós e contras, o que pode acontecer, se preservar, use métodos contraceptivos para evitar gravidez indesejada e DSTs (doenças sexualmente transmissíveis), prepare-se. Peça ajuda a pessoas mais experientes, como seus pais, parentes. E também converse com seu parceiro. As principais mudanças são emocionais, então é preciso estar consciente e suficientemente madura para dar esse passo a frente.

   Se você tomou todos os cuidados necessários, não há motivo para preocupações, quando não se está preparado para dar este passo, logo vêm a culpa, o medo, a vergonha, o arrependimento. O importante é procurar um ginecologista, evitar a promiscuidade e ter segurança.

   Ao romper o hímen não necessariamente vai sangrar, por conter poucos vasos sanguíneos.

   É importante que a mulher esteja o mais relaxada e à vontade possível, criar um clima de preparação para este momento tão aguardado, não ter pressa, não se precipitar, a presença de muito amor, carinho e desejo, a confiança no parceiro, tudo ajuda a eliminar a dor e a tornar esta primeira vez um instante inesquecível, de uma boa forma.

Alguns trechos baseados em http://www.infoescola.com/sexualidade/virgindade/

Booom, é isso! Espero que isso ajude, afinal é muito importante e todas nós queremos saber.
Lembrem-se, deixem comentários, emails, sobre experiências próprias, dúvidas.. não precisa de identificação, apenas ponham a idade. ^^
Semana que vem vamos conversar sobre gravidez indesejada, aborto, métodos contraceptivos. Respondam a Enquete!

Até lá \o

Nenhum comentário:

Postar um comentário